Será interessante pensar o que terá a filosofia que ver com o espaço público actual e qual o papel que ai ela pode assumir. Esse espaço público parece hoje possuir cada vez mais os contornos de um verdadeiro mercado de informação, onde é possível classificar e tematizar qualquer mensagem, segundo um critério de oferta-procura. Toda a mensagem pública já tem o seu público-alvo. Pouco falta para o discurso político, que interessa a todos, ser arrumado num canal pay-per-view, onde os fãs da cena política têm o seu espaço de diversão. Propunha, talvez, a criação de um canal "Filosofia".
Assim, qualquer texto (num sentido lato do termo), por mais sério que possa ser, mesmo que o seu conteúdo seja o mais delicado e comprometedor possível, pode tornar-se num excelente spot publicitário. Ora vejam lá o video...
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1 comentário:
A boa vontade e fé da Honda é decerto louvável, mas o maior defeito do islamismo, como aliás do Black Metal em geral, é a sua total falta de sentido de humor, pelo que a minha resposta a este post só pode ser negativa.
Já quanto ao papel da filosofia no espaço público, ele depende também da definição e o alcance que pudermos hoje dar desse mesmo espaço. Aparentemente ele desfragmentou-se, privatizou-se e mercantilizou-se. Mas será que foi isso mesmo o que aconteceu ou isso é uma perspectiva "curiosa" (ía dizer, anamorfótica) que deriva do facto da nossa representação do mundo nos ser "monitorizada" quotidianamente pelos meios de comunicação de massas?
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