domingo, 31 de agosto de 2008

Platão e um ornitorrinco...

Há, exactamente, um mês atrás eu falava aqui de um livro de dois autores americanos (T. Cathcart e D. Klein) que se propuseram falar de filosofia e da sua história através de anedotas.
Ontem à noite, passei pela Fnac de Coimbra e lá estava o livro, na sua tradução portuguesa, editado pela Dom Quixote (num acesso de megalomania paranóica pensei que talvez a lamentação neste blog de que ainda não havia uma tradução portuguesa tenha tido algum eco) neste mês de Agosto. Seja como for, vi-o muito apressadamente e depois de uma brevíssima busca online apercebi-me de que o mesmo livro, com a mesma capa fora já editado (também este ano) no Brasil, pela editora Objectiva, traduzido por José Rubens Siqueira. Não sei se a versão da Dom Quixote é apenas uma adaptação para o português da metrópole (não sei por quanto tempo me será permitido fazer uma afirmação destas) ou se é uma nova tradução. Confesso que não reparei no nome do tradutor e o site da Dom Quixote não mostra essa informação. Mas para quem quiser ler, já o pode fazer directamente em português.

Update:
Entretanto tive a oportunidade de regressar à Fnac e verificar que a tradução é portuguesa e foi feita por Isabel Veríssimo.

Sem comentários: