segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Blitzkrieg

Faz hoje 69 anos que a Alemanha invadiu a Polónia, numa agressiva operação que ficou conhecida como "Blitzkrieg" - a guerra relâmpago - dando assim início à 2ª Guerra Mundial. A estratégia escolhida pelo exército alemão parece ter iniciado aquilo a que, para abusar dos termos de Paul Virilio, poderíamos chamar de "Era Dromológica", e ter servido de modelo a outras "invasões" contemporâneas mais recentes. A transformação da percepção do tempo e do espaço nestas novas guerras contribuíu, porém, sobretudo para produzir excrecências espectaculares de imagens histéricas, esvaziadas de conteúdo ontológico. É o espectáculo mágico, de que fala Virilio, cujo temor é semelhante ao que inspiravam os relâmpagos nos homens primitivos.


[Cenas de combate durante a invasão da Polónia, num jornal de Propaganda e Guerra alemão Ufa Ton-Woche, 1939]


"A guerra não se pode separar do espectáculo mágico, porque a produção do espectáculo é o seu próprio objectivo: abater o adversário é menos capturá-lo do que cativá-lo, é inflingir-lhe, antes da morte, o pavor da morte."

Paul Virilio, in "Logistique de la perception - Guerre et Cinéma", citado e traduzido por Edmundo Cordeiro no prefácio de "Velocidade de Libertação".

Sem comentários: