Durante este último fim-de-semana, enquanto dava o noticiário na televisão e eu olhava distraidamente para o rodapé onde correm simultaneamente os títulos de outras notícias, não pude deixar de ler, para meu grande espanto, uma notícia sobre Santo Agostinho. Não é hábito, de facto, ler-se notícias destas num fluxo desordenado de títulos que fazem suceder as cotações das bolsas, o preço do petróleo, o último desfile de moda da Fátima Lopes ou um terramoto na Índia. O conteúdo da notícia interessará, na verdade, a um grupo relativamente restrito de especialistas, já que diz respeito à descoberta de seis sermões inéditos de Santo Agostinho, num manuscrito inglês do século XII encontrado em Erfurt, na Alemanha, por investigadores da Academia Austríaca das Ciências. E isso torna a situação de aparecer num rodapé de um telejornal um pouco insólita. Mas como este blog também vive destes "encontros" insólitos, resolvi partilhar esta notícia "fresca", a pensar também naqueles que poderiam estar à espera de novidades do fim da Antiguidade.
Para quem quiser saber mais da notícia, pode ler aqui, e para quem quiser ver as imagens das páginas do pergaminho e os comentários em alemão, aqui.
Para quem quiser ler a obra integral de Santo Agostinho: latim e italiano ou em francês.
4 comentários:
Não sei o que se passa com o nosso blog, mas mal acabei de "postar", fui logo atingido por dois comentários de spam. Alguém sabe como eliminar ou nos protegermos contra isto.
Tenta isto: nas definições, em comentários, assinalar mostrar verificação de palavras. Pedi uma ajuda ao meu professor de Informática.
Obrigado pela dica. Acabei de fazer isso, vamos lá ver se resulta!
Enviar um comentário