sexta-feira, 18 de abril de 2008

José Régio - Cântico Negro

Desculpem esta intrusão poético-filosófica, mas fiquei contente por ter relembrado o poema do Régio e busquei-o na net. Aqui fica o texto lido pelo João Villaret.

Cântico Negro

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Filosofia prática

Um cartaz invulgar colheu-me de surpresa hoje mesmo. E parece que foi feito à medida para responder às declarações do Pinharanda Gomes. O cartaz mostra o programa de um workshop de Filosofia Prática. Não estou a tomar posição, embora o tema seja aliciante para uma discussão. Vejam vocês mesmos este projecto e o programa do referido workshop, em http://entelequia-filosofiapratica.planetaclix.pt/index_entelequia___filosofia_pratica.html.

sábado, 12 de abril de 2008

Os filósofos e a filosofia

[...] A cultura estabelecida parece minorar a filosofia. Ainda bem. Importa que a filosofia viva à margem. Dentro do "establishment" a filosofia corre o risco de morrer asfixiada. Em derradeira instância, os filósofos precisam da filosofia, mas a filosofia passa muito bem sem os filósofos e, melhor ainda, sem os professores dela. [...]

Pinharanda Gomes em entrevista ao Expresso de 31 de janeiro de 2004

quarta-feira, 2 de abril de 2008

"Breaking News"

Durante este último fim-de-semana, enquanto dava o noticiário na televisão e eu olhava distraidamente para o rodapé onde correm simultaneamente os títulos de outras notícias, não pude deixar de ler, para meu grande espanto, uma notícia sobre Santo Agostinho. Não é hábito, de facto, ler-se notícias destas num fluxo desordenado de títulos que fazem suceder as cotações das bolsas, o preço do petróleo, o último desfile de moda da Fátima Lopes ou um terramoto na Índia. O conteúdo da notícia interessará, na verdade, a um grupo relativamente restrito de especialistas, já que diz respeito à descoberta de seis sermões inéditos de Santo Agostinho, num manuscrito inglês do século XII encontrado em Erfurt, na Alemanha, por investigadores da Academia Austríaca das Ciências. E isso torna a situação de aparecer num rodapé de um telejornal um pouco insólita. Mas como este blog também vive destes "encontros" insólitos, resolvi partilhar esta notícia "fresca", a pensar também naqueles que poderiam estar à espera de novidades do fim da Antiguidade.

Para quem quiser saber mais da notícia, pode ler aqui, e para quem quiser ver as imagens das páginas do pergaminho e os comentários em alemão, aqui.

Para quem quiser ler a obra integral de Santo Agostinho: latim e italiano ou em francês.