terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Por falar em Espinosa...



Em 1988, Gilles Deleuze, que não gostava de aparecer nos media, aceitou gravar uma entrevista com Claire Parnet, sua aluna "íntima", com a condição de o filme, daí resultante (produzido e realizado por Pierre-André Boutang), só poder ser publicado depois da sua morte, que aconteceria em 1995. A entrevista tem um método interessante e original. Foi proposta ao filósofo uma palavra para cada letra do alfabeto, que ele deveria comentar. Em 2004, as Éditions Montparnasse organizaram a edição pública dessa longa entrevista em três DVD. Recomendo, porque se trata não só de um documento de valor histórico e filosófico, mas porque o formato é muito confortável para os espectadores, na medida em que, muito de acordo com o pensamento deleuziano, não tem propriamente princípio nem fim, podendo ver-se uma letra ao acaso de cada vez, sem o perigo de perder o fio à meada.
A propósito da letra J, como "Joie" (Alegria), ele fala de Espinosa, o filósofo por quem Deleuze tinha uma predilecção muito especial. Pode ver-se aqui um excerto de L'Abécédaire de Gilles Deleuze.

2 comentários:

HB disse...

Gostava muito de ter os dvds. Se alguém os gravasse para a malta é que era porreiro.

Nuno Fonseca disse...

Oh pá, desculpa lá! Pensava que já tos tinha emprestado. Agora vais ter que esperar, que já há um cliente à tua frente. Mas talvez se arranje uma gravação entretanto!